Curso de Grafismo Indígena

[vc_row][vc_column][section_with_title title=”Curso de Grafismo Indígena”][vc_column_text]

A Aldeia Tapirema e Cultive Resistência convidam você para o Curso, em formato de vivência, de grafismo e pintura indígena.

O curso de grafismo e pintura indígena tem como objetivo difundir a arte ancestral e específica dos povos originários. No curso, Mimby Mirim e a comunidade da Aldeia Tapirema, todos da etnia Tupi Guarani, pretendem contar sobre a história das pinturas e do grafismo indígena desde a perspectiva do seu povo – a qual se constrói através do conhecimento que vem dos seus mais velhos. Mimby contará sobre sua trajetória com a pintura; como surgem as ideias; explicará seus significados e, também, como são feitas as preparações da tintura de jenipapo e de urucum. Além da parte histórica e teórica, o curso contará também com a prática que faz parte da base da cultura indígena Tupi Guarani. Nesta parte, você aprenderá técnicas de como desenhar os grafismos; como preparar as tinturas e como fazer a aplicação na pele para pinturas corporais.

Conteúdo
Boas vindas e apresentação cultural
Trajetória pessoal e comunitária
Significado das pinturas Tupi Guarani
Ideias e sonhos
Trilha pela mata para observação de padrões naturais
Retirada de bambú para confecção do pincel
Técnicas de desenhos em papel
Preparação das tinturas com jenipapo e urucum
Aplicação na pele / Prática
história ao pé do fogo
Encerramento cultural

O grafismo tupi guarani é o fortalecimento de um povo, é a sua forma de força e cura.
Falando em cura, as vivências serão exclusivas para pessoas vacinadas contra a covid-19, com as duas doses e que comprovem a vacinação completa. As atividades serão em ambientes abertos, bem ventilados e com um número reduzido de pessoas, além de termos álcool em gel e demais cuidados em relação a pandemia.

[/vc_column_text][/vc_column][/vc_row][vc_row][vc_column][section_with_title title=”Informações importantes”][vc_column_text]

Sobre os cuidados:

Pedimos que as pessoas cuidem de si e das demais presentes, evitando aglomerações.
Cuide de sua higiene pessoal.
Não use utensílios coletivamente;
Traga sua caneca, prato e talheres.
Toda alimentação será preparada seguindo todos os cuidados necessários e serão servidos de forma segura.

Sobre alimentação:

Em todos os dias teremos café da manhã, almoço, lanche da tarde e jantar (exceto o último dia, que não teremos jantar).
Toda alimentação será inclusiva, vegana, para que todas as pessoas possam comer, deliciosa e feita por indígenas e está inclusa no valor da inscrição. Caso tenha alguma alergia, nos avise, por favor.

Sobre a chegada e acampamento:

Após a sua inscrição você será adicionada a um grupo de whatsapp onde receberá o mapa e dicas de como chegar, a aldeia é de fácil acesso. Este grupo será exclusivo para assuntos relevantes ao evento.
Pedimos que as pessoas cheguem exclusivamente no primeiro dia da vivência, isto facilitará a organização do evento e o tornará mais seguro.
Você pode acampar na aldeia e isto não terá custo algum.
Na aldeia temos banheiros, chuveiros, praia e uma linda lagoa.
Caso prefira, podemos indicar pousadas bem próximas a aldeia, que você pode ir caminhando pela areia da praia. ( 20 minutos da pousada até a aldeia)

Sobre cancelamentos:

Em caso de desistência, você pode pedir a devolução do valor investido em até 15 dias antes da data da realização do evento.
Seguiremos atentamente as diretrizes da secretaria municipal e estadual de saúde para entender os riscos em relação a pandemia. Em caso de restrições por parte destes órgãos, cancelaremos o evento e devolveremos os valores investidos.

[/vc_column_text][/vc_column][/vc_row]