[vc_row][vc_column][section_with_title title=”Curso de Fitoterapia Indígena”][vc_column_text]
A Aldeia Tapirema e Cultive Resistência convidam você para o Curso de Fitoterapia Indígena.
Dona Catarina, Awá Tenondeguá, Amâncio Rokendju, Guaci e a comunidade da Tekoá (aldeia), irão compartilhar seus conhecimentos sobre a cura através das plantas da floresta ao seu redor. Por milhares de anos a natureza cuida de nós e nós cuidamos dela. Costumamos dizer que somos a natureza e que viver integrados a ela nos proporciona a cura.
Nossos antepassados observavam os animais e como eles buscavam a cura e fomos aperfeiçoando esta observação e descobrindo como cada erva age em nossos corpos, para que elas servem e assim encontramos a nossa farmácia, uma farmácia viva, a floresta.
Da natureza tiramos algumas folhas, algumas raízes, cascas para chás, xaropes, garrafadas e banhos. Sempre com respeito e pedindo licença para a planta, explicando para ela o que queremos curar. Este respeito, traz a energia que a planta quer nos dar e a cura se faz por completo e queremos compartilhar este saber com você.
Explicar como observamos as plantas, como sonhamos com elas, como Nhanderú Tupã nos mostra o que fazer, contar um pouco de nossas histórias com a cura vivendo na natureza e compartilhar as plantas que usamos na aldeia e como as usamos.
Tudo isto em um ambiente de troca, regado a nossa cultura, o nosso estilo de vida, nosso canto e nossa dança.
Conteúdo:
• Abertura cultural com canto e dança;
• Boas vindas e apresentação do Morubixaba (Cacique);
• Apresentação da comunidade e dos anciões;
• Introdução a fitoterapia indígena;
• Principais ervas utilizadas pela comunidade e seus benefícios;
• Oficina prática: Chás, Garrafadas, Xarope, Tintura e Banho de ervas
• Histórias da comunidade relacionadas a cura;
• A espiritualidade tupi-guarani no processo de cura;
• O uso do cachimbo sagrado;
• Histórias ao pé do fogo;
• Encerramento cultural.
As vivências serão exclusivas para pessoas vacinadas, com as duas doses e que comprovem a vacinação completa. As atividades serão em ambientes abertos, bem ventilados e com um número reduzido de pessoas, além de termos álcool em gel e demais cuidados em relação a pandemia.
[/vc_column_text][/vc_column][/vc_row][vc_row][vc_column][section_with_title title=”Informações importantes”][vc_column_text]
Sobre os cuidados:
Pedimos que as pessoas cuidem de si e das demais presentes, evitando aglomerações.
Cuide de sua higiene pessoal.
Não use utensílios coletivamente;
Traga sua caneca, prato e talheres.
Toda alimentação será preparada seguindo todos os cuidados necessários e serão servidos de forma segura.
Sobre alimentação:
Em todos os dias teremos café da manhã, almoço, lanche da tarde e jantar (exceto o último dia, que não teremos jantar).
Toda alimentação será inclusiva, vegana, para que todas as pessoas possam comer, deliciosa e feita por indígenas e está inclusa no valor da inscrição. Caso tenha alguma alergia, nos avise, por favor.
Sobre a chegada e acampamento:
Após a sua inscrição você será adicionada a um grupo de whatsapp onde receberá o mapa e dicas de como chegar, a aldeia é de fácil acesso. Este grupo será exclusivo para assuntos relevantes ao evento.
Pedimos que as pessoas cheguem exclusivamente no primeiro dia da vivência, isto facilitará a organização do evento e o tornará mais seguro.
Você pode acampar na aldeia e isto não terá custo algum.
Na aldeia temos banheiros, chuveiros, praia e uma linda lagoa.
Caso prefira, podemos indicar pousadas bem próximas a aldeia, que você pode ir caminhando pela areia da praia. ( 20 minutos da pousada até a aldeia)
Sobre cancelamentos:
Em caso de desistência, você pode pedir a devolução do valor investido em até 15 dias antes da data da realização do evento.
Seguiremos atentamente as diretrizes da secretaria municipal e estadual de saúde para entender os riscos em relação a pandemia. Em caso de restrições por parte destes órgãos, cancelaremos o evento e devolveremos os valores investidos.
[/vc_column_text][/vc_column][/vc_row]