Curso On line de Fitoterapia Indígena: teoria e práticas de garrafadas

[vc_row][vc_column][section_with_title title=”Curso OnLine de Fitoterapia Indígena: Teoria e Práticas de Garrafadas”][vc_column_text]

Os povos indígenas sabem muito bem como utilizar toda a riqueza e funcionalidade das plantas. Eles aprenderam o que é bom ou não com base em séculos de atenciosa observação da natureza. Na sua convivência dentro da mata, sendo parte da natureza, observavam a relação dos animais com as plantas, as semelhanças entre seus formatos e cores e as doenças que elas combatem.

A garrafada é uma medicina que tem seus primeiros registros ainda no século XVI e vem sendo utilizada pelos indígenas desde então. Antigamente utilizavam o bambu para prepará-la, colocando água e enterrando para esperar curtir. Uma mistura complexa de plantas medicinais, a garrafada é usada para curar vários tipos de doenças, mas também muito utilizada para preveni-las.

No decorrer da história, os povos da roça, os mais antigos, também passaram a cuidar da sua saúde utilizando as garrafadas e esta cultura foi sendo passada de geração para geração sempre com olhos atentos a natureza que os cerca.

No curso iremos aprender o principio das garrafadass e a preparar diversos tipos de garrafadas, cada uma com um objetivo diferente. Faremos garrafadas para problemas nos rins, nas articulações, pressão alta, diabete, problemas no estômago e no fígado, além de uma vasta lista das plantas medicinais que as compõem.

Conteúdo:
– Abertura tupi guarani com apresentação de canto e dança apresentado pela comunidade da Aldeia Tapirema;
– Principais ervas e seus usos (aula teórica)
– Oficina prática de garrafadas / receitas de garrafadas (rins, articulações, pressão alta, diabete, estômago e fígado)
– Perguntas e respostas
– Encerramento cultural com a comunidade Tapirema.

IMPORTANTE: Curso apostilado e com certificado indígena.

O curso será ministrado em formato de live, em tempo real, das 14h as 18hs (aproximadamente)

O curso será ministrado por Catarina Delfina e seu irmão Rokendju, diretamente da Aldeia Tapirema.

 

[/vc_column_text][/vc_column][/vc_row][vc_row][vc_column width=”1/3″][vc_single_image image=”5271″ img_size=”medium” alignment=”center”][/vc_column][vc_column width=”2/3″][vc_column_text]

Dona Catarina é uma liderança indígena que despontou logo cedo nas lutas pelo seu povo.  Trilhou sua história sempre buscando aprender cada vez mais e liderando lutas indígenas pelo Brasil. Pouco a pouco foi aprendendo sobre ervas medicinais com os mais velhos e em cursos que fez em suas viagens pelo Brasil. Já foi parteira e hoje é a eterna cacique na Terra Indígena Piaçaguera além de ser especialista em ervas da floresta ao seu redor.

[/vc_column_text][/vc_column][/vc_row][vc_row][vc_column width=”1/3″][vc_single_image image=”7633″ img_size=”medium” alignment=”center”][/vc_column][vc_column width=”2/3″][vc_column_text]

Rokendju é um experiente conhecedor das plantas da floresta. Por mais de 25 anos vem lidando com as ervas medicinais e aprendendo com a natureza. Agindo sempre em harmonia com tudo ao seu redor, Rokendju, ou Amancio, seu nome em português, compartilha seus saberes, de forma simples, com todas as pessoas que se interessam pela natureza e seu poder de cura.

[/vc_column_text][/vc_column][/vc_row]